terça-feira, 24 de novembro de 2009

A Arca de Noé

Hoje fiquei sabendo que a Rede Globo ganhou o Emmy Internacional na categoria "novela" com Caminho das Índias. Aí descobri que foi a 4º vez que a Rede Globo ganhou um Emmy. Em 1981, o vencedor foi "A Arca de Noé", um ano depois "Morte e Vida Severina" e em 1983, Roberto Marinho ganhou o Emmy na categoria direção.
.
Tá, e aí ? O lance é que justamente eu me lembrei do quanto "A Arca de Noé" (ou Vinícus para Crianças) é muito, muito bom ! O disco foi feito por Vinícius de Moraes pouco antes de sua morte, em 1980, baseado no livro que ele escreveu para seus filhos. Todas as músicas do disco são de sua autoria. As músicas tiveram como intérpretes gente do naipe de Milton Nascimento, Chico Buarque, Alceu Valença, Bebel Gilberto, MPB-4, Ney Matogrosso, Elis Regina, Toquinho e até as Frenéticas.
.
Então, só pra não perder o foco "arquitetônico" da coisa, separei dois trechos, digamos assim, temáticos:

A Porta ( interpretada por Fábio Jr, novinho novinho ...)

 
 
e A Casa (com o MPB4)
 



Deu uma saudade dos tempos em que programa infantil era escrito pelo Vinícius ...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Batendo ................. uma feijoada !!!

Ontem fizemos um "batendo perna" fitness, afinal nós fomos e voltamos a pé, só que no meio teve uma parada para uma feijoada. O nome do lugar é Star City, um clássico da culinária "agressive", digamos assim que é um lugar para inciados. Se você é daqueles cabecinhas que gostam de comida saudável, verdurinhas, granola, coisas que não matam, então nem perca seu tempo. Agora se você é normal, vale a pena.
.
Quando eu falei de iniciados é porque o sistema é rodízio de feijoada, ou seja, eles vão trocando a cumbuca até você mandar parar, ou morrer! A casa tem lá seus 60 anos na região de Santa Cecília, fica alí na Rua Frederico Abranches, continuação da Alameda Barros, passando a Rua Martim Francisco, logo à direita, numa portinha meio escondida.
.
Eu frequento o Star City há pelo menos uns 25 anos e o estabelecimento nunca me decepcionou. Em dias meios frios, ou no calor também, vale a pena conferir.
.
E o mais importante, como mostram as fotos, é que no final tem o licor no peitinho. O licor é de pirulito de cereja com cachaça, mas vale a pena só pela cerimônia de ver o garçon derrubando o licor direto do peitinho no seu mini copo americano.

Se você não se importa de comer comida de verdade sem precisar perguntar o nome do chef e todo aquele blábláblá ....Confira, que vale a pena.
Afinal a vida é muito curta e a gente acaba morrendo de alguma coisa mesmo !

sábado, 7 de novembro de 2009

Batendo Perna 08 - Edição especial Teatral

Hoje vamos ter um Batendo Perna diferente ... na verdade ficamos sentados o tempo inteiro ! Vamos fazer uma visita não a algum local específico, ou perambular por nenhum percurso na cidade ... vamos passear por uma peça de teatro !

Como todos já sabem, meu irmão Sérgio está em cartaz com a peça de Bertolt Brecht - Na Selva das Cidades, em montagem da Cia do Incêndio.



A temporada, agora no Teatro da Aliança Francesa, na Rua General Jardim, vai até o dia 22 de novembro e nós recomendamos a todos nossos leitores, amigos e colaboradores.
   
   
O Betão soltou a franga e o fotógrafo que existe dentro dele e fez este ensaio fotográfico, registrando alguns momentos da apresentação. Então fica aqui o registro e o convite pra conferir, ao vivo, a montagem.
    
Lembram dos painéis cênicos de que falamos ? Olha eles aí ... as árvores e o piano !
       
        
        
Uma de minhas cenas favoritas:

E mais momentos da peça:
 




Ficou instigado ? Curioso ? Então vá ao teatro !
               

A temporada vai até o dia 22 de novembro, sempre aos sábados as 21hs e domingos as 20h, no Teatro da Aliança Francesa, na Rua General Jardim 182. É baratinho: 10 e 20 reais !

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Batendo Perna 07

Já faz um tempinho que, a pedido de minha mãe, Eu e Betão fomos para Itapecerica da Serra conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres.

O "centrinho" da cidade (e a cidade também) é minúsculo, e bem típico ... a praça central, com a Matriz e alguns edifícios públicos, rodeada pelo comércio da cidade ( a farmácia, a loja de armarinhos, a pastelaria. o boteco ...)


A Igreja é mais que centenária, mas foi reformada recentemente. O interior é simples e aconchegante e decorado por pinturas nas paredes (bem honestas, infelizmente não conseguimos descobrir o autor).

Detalhe da placa comemorativa do centenário (1841/1941) ... o que quer dizer que a Igreja já tem 167 anos ! Ao lado uma pequena imagem da padroeira e a caixinha de coleta de doações:

Ao lado da Igreja tem a Gruta dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres ...


Nela ainda dá pra ver um pedaço da parede original , de barro.

Detalhe da gruta

Do painel de azulejos ( também sem autoria conhecida)

E minha mãe fazendo sua orações ( reparem nos ex-votos depositados ao lado da santa)

Mais uma vista da fachada frontal da Igreja ...

E pra finalizar, detalhe do "planejamento urbano" da cidade ... nada melhor do que um poste fora da calçada não ?


Já que a data de hoje marca o dia de lembrarmos de nossos entes queridos já falecidos ( Dia de Finados), fica o registro de um Batendo Perna mais cândido ...
.
Até a proxima !