domingo, 20 de setembro de 2009

Edifícios de Escritórios em São Paulo - 002

Bom, para não ficar devendo nada, aqui vai o 2º edifício do percurso pelo Centro de São Paulo. Depois do Palácio da Secretaria da Fazenda, agora temos o Edifício Central, atualmente Edifício Conde Luiz Eduardo Matarazzo. Pelo mapa podemos acompanhar o percurso e ver um pouco da história da ocupação da região, principalmente no período da verticalização na primeira metade do século XX.

Com uma implantação típica dos edifícios de escritórios da época, ocupa a totalidade da projeção do lote e no seu volume, com duas frentes - para as Ruas XV de Novembro e Boa Vista, aparecem os poços de iluminação e ventilação, próximos aos elevadores e blocos de escadas. O edifício tem um subsolo.

Abaixo a foto aérea com a localização e o nome do autor.

A seguir, foto da maquete e alguns desenhos publicados na Revista Acrópole nº 47 e nº 68.

E desenhos ...




Falando ainda da implantação, as fotos a seguir mostram a relação do edifício com a rua, absolutamente sem recuo, o que é comum para os edifícios da época nesta região conhecida como centro financeiro da capital e que hoje em dia encontra-se numa fase de transição. Uma região extremamente bem atendida por infra-estrutura de transporte, obviamente central, e que tem uma infinidade de edifícios que encontram-se subutilizados ou até mesmo abandonados. Falta aqui um ação pública integrada com a iniciativa privada para trazer vida nova ao velho centro da cidade.
Reprodução de algumas páginas da Revista Acrópole:


Nos próximos exemplos poderemos acompanhar outros exemplos da região e a evolução dos tipos de edifícios e a sua distribuição no território.

Até a próxima !

Um comentário:

Thais Frota disse...

Gosto muito do conteúdo deste blog!!