quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Notícias !

Estamos devendo notícias ... mas é justamente devido ao início da obra ! Só pra adiantar: o projeto, é claro, sofreu mudanças radicais ! Culpa da super alta nos preços do aço ! O orçamento ficou astronômico ... então tivemos que revisar o projeto que agora tem estrutura em concreto ... Como a obra já começou , então em breve teremos fotos . Mas antes , é claro, vamos mostrar o "projeto revisado" ... Até a próxima e tenham paciência nesta fase de poucas postagens.

3 comentários:

luciano l. basso disse...

sem querer ser metido, não é complicado simplesmente mudar a concepção estrutural de um projeto sem alterar o projeto em si?

uma coisa é conceber um projeto em aço... outra é concebê-lo em concreto armado... e os resultados finais são bastante distintos, como vocês procederam essa mudança?

Betão Fialho disse...

Complicado é pouco, na verdade é uma ducha de água fria nas nossas pretensões...tudo que haviamos programado, nós e a cliente, foi para o espaço graças ao preço absurdo do aço.
No entanto a situação obriga você a tomar decisões que no ambiente acadêmico são absolutamente impossíveis de serem imaginadas. Talvez o que falte um pouco, para nós arquitetos, é a humildade de reconhecer quando é necessário retroceder ao invéz de ficarmos deprimidos pela obra não ter saído conforme projetamos. Aliás ninguém ensina na faculdade que arquitetura não é só projeto, tem a obra também, e os custos, a viabilidade e etc. Por isso a nossa idéia, quando foi decidida a mudança do projeto, foi tentar resolver todas estas questões sem perder o partido inicial, que trazia a idéia de uma estrutura independente liberando o piso inferior e permitindo uma sala ampla e envidraçada. Do ponto de vista da estrutura a única alteração até o momento é a inclusão de mais um pilar na lateral, no apoio do bloco de sala e dormitórios. Entretanto estamos em contato com o calculista para ver se consiguimos eliminá-lo. Obrigado pelo comentário e por acompanhar o nosso blog.

luciano l. basso disse...

betão, obrigado pela rápida e completa resposta e apenas buscando entender um pouco mais o processo, se não for incomodar demais...

tu falas em tentar resolver todas as questões sem perder o partido inicial que era baseado estrutural e formalmente em um solução que se baseada no uso de estrutura metálica aparente, que se tornou inviável por questões de custos...

te pergunto se não foi cogitada a possibilidade de um novo partido, uma vez que a estrutura de concreto além de ter trazido mais um pilar (que sob meu humilde ponto de vista não prejudicou em nada o belo projeto de vcs) também trás uma imagem diferente para a casa, exagerando no que eu quero dizer, é como imaginar a Farnsworth com a sua estrutura em concreto armado...

abraço e boa sorte na obra.
luciano