domingo, 4 de maio de 2008

Vila Zelina

Esta residência foi projetada para um jovem casal com dois filhos (Renata, Zeca, Victor - afilhado meu e do Betão - e Sofia). O terreno plano, estreito e comprido (7x30m) levou a uma implantação linear, geminada à construção vizinha, liberando as melhores faces para iluminação e ventilação.
O térreo foi concebido como uma seqüência de espaços abertos e integrados, estruturados pelos blocos hidráulicos, tendo a escada metálica como forte elemento visual. Aos fundos, um terraço coberto se abre para o jardim. O pavimento superior abriga as áreas íntimas e, sobre o vão da escada, uma abertura zenital preenche o ambiente com uma luz difusa.
A fachada cega frontal, face sul do lote, com um painel pintado sobre a empena, garante a necessária privacidade à residência e cria um efeito inusitado, um elemento surpresa preservando os espaços amplos da casa.

Na imagemabaixo, a família toda brincando no quintal.

E aqui, participação especial da tia Miriam.

Obviamente, esta não foi a primeira versão apresentada à família. Originalmente a casa tinha mais um andar que abrigava um terraço jardim e um estúdio. Mas esta foi a mudança mais radical no projeto, de resto foram pequenas alterações de "layout" da planta - distribuição de cômodos, etc...

Da primeira versão só restou esta maquetinha de estudo ... bem mequetrefe, mas vale o registro:

Esta versão era meio feiosa mesmo, ainda bem que foi alterada ...

Nenhum comentário: