segunda-feira, 27 de julho de 2009

Laços de Família

Tempos de crise ... Nesta época de vacas magras o negócio é aproveitar para colocar em dia a fila de projetos "pro bono" ( leia-se encomendas familiares).
.
Então, aqui vão as primeiras idéias para o projeto de uma Clínica Médica em Nova Brasilândia D'Oeste, Rondônia. A clínica pertence à irmã do Betão, que é dentista e ao seu marido que é médico, o Dr. Adhemar. Os dois e foram prioneiros na região ( estão lá há mais de 20 anos !). O projeto é muito simples:
9 consultórios, salas de apoio, recepção e sanitários públicos no térreo ...... e copa, lavanderia, vestiários e sala dos médicos no inferior (aproveitando o desnível do terreno) Os materiais, ainda em estudo, deverão aproveitar a disponibilidade de mão de obra da região ...
então pensamos em lançar mão de uma estrutura mista de concreto e madeira, caixilharia metálica e alvenaria para os demais fechamentos ...
.
A seguir, imagens do projeto:
- visual do acesso ( fachado frontal)- detalhe da recepção ( que é uma grande varanda - porque lá faz um calor do cão)- escada de acesso ao pavimento inferior

Ainda está muito preliminar ... acabamos de mandar este estudo para Brasilândia e estamos no aguardo de comentários e complementos para continuar o trabalho ...
.
Assim que tivermos novidades, postamos por aqui !

quarta-feira, 22 de julho de 2009

SGUIZZARDI.COELHO

.
.
No ar o site do mais novo escritório de arquitetura do pedaço ! O recém criado escritório é formado pelo Silvio e pelo Marcinho (respectivamente o Sguizzardi e o Coelho em questão), que já fizeram parte da NAVE e agora vão voar solo - ou melhor, em dupla - numa nova empreitada !
.
O site está novinho em folha e ainda recebendo atualizações, visitem e conheçam o trabalho!
.
.
E boa sorte aos dois, é claro !

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Siza Vieira por Saramago

Belíssimo texto de Saramago sobre o arquiteto português. Tomo a liberdade de reproduzí-lo aqui para compartilhar com vocês ... Nada como um mestre falando de outro.
.
Siza Vieira
By José Saramago
"Toda a arquitectura pressupõe uma determinada relação entre a opacidade natural da maioria dos materiais empregados e a luz exterior. Os grossos muros românicos abriam-se dificilmente para que a claridade do dia movesse, num espaço que parecia recusá-las, as sombras que precisamente iriam dar-lhe sentido. A sombra é o que permite fazer a leitura da luz. O gótico rasgava-se verticalmente em vitrais que, dando passagem à claridade, ao mesmo tempo a matizavam para resgatar no último instante o efeito misterioso da penumbra. Mesmo nos modernos tempos, quando a parede é, em grande parte, substituída por aberturas que quase a anulam, que a fazem desaparecer em absurdos revestimentos de vidro que diluem os seus próprios volumes num processo de caleidoscópicas reflexões e projecções, a necessidade de apoio de que o olho humano não pode prescindir procura ansiosamente um ponto sólido onde possa descansar e contemplar.Não conheço na arquitectura moderna uma expressão plástica em que o primórdio da parede seja tão importante como na obra de Siza Vieira. Esses muros longos e fechados surgem, à primeira vista, como inimigos inconciliáveis da luz, e, ao deixarem-se finalmente perfurar, fazem-no como se obedecessem contrariados às inadiáveis exigências da funcionalidade do edifício. A verdade, porém, segundo entendo, é outra. A parede, em Siza Vieira, não é um obstáculo à luz, mas sim um espaço de contemplação em que a claridade exterior não se detém na superfície. Temos a ilusão de que os materiais se tornaram porosos à luz, de que o olhar vai penetrar a parede maciça e reunir, em uma mesma consciência estética e emocional, o que está fora e o que está dentro. Aqui, a opacidade torna-se transparência. Só um génio seria capaz de fundir tão harmoniosamente estes dois irredutíveis contrários. Siza Vieira é esse taumaturgo."
.
E recomendo a leitura do blog do escritor, sempre com textos geniais

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Portal sobre concursos de arquitetura !

.
"O portal CONCURSOSDEPROJETO.ORG é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir e socializar (sem pretensão de catalogação) notícias, projetos, ensaios, artigos, referências, procedimentos, regulamentações e links diversos, relacionados aos concursos de projeto como instrumentos de promoção da qualidade na arquitetura pública."
.
Não precisa nem dizer que eu achei a inciativa fantástica. E pra colaborar com a idéia deixei disponível para download meu mestrado e meu doutorado (ambos sobre concursos obviamente) na área de teses e dissertações ... Vários outros trabalhos também estão disponíveis e pra quem se interessa pelo assunto é um prato cheio !
.
Visitem e prestigiem !
.
.