Obra começada. Quer dizer, projeto aprovado, orçamento quase pronto ... já começamos com a demolição de uma pequena edícula pré existente e a construção do muro.
planta do térreo

planta do superior
planta do terraço
corte longitudinal
cortes transversais
Como já havíamos adiantado, o projeto sofreu algumas mudanças. A mais radical foi a troca do sistema construtivo, de metálica para concreto. Motivo: preço astronômico da estrutura metálica. Bom para quem tem ações da CSN ou da Usiminas, ou para quem tem uma siderúrgica. O preço inicialmente orçado para a estrutura dobrou de dezembro ( pré orçamento) até maio (orçamento final). Então nosso "bebê" sofreu em pequeno "makeover" e no processo acabou ganhando mais um pilar ( lembram que a versão em metálica só tinha 2?).
Mas é assim mesmo. O ofício do arquiteto tem que passar por essas agruras. O papel aceita tudo, mas a realidade (ou no caso a disponibilidade de capital do cliente) é implacável. Mas , no geral, acredito que resolvemos bem a questão. Agora é partir pra construção !Ainda nesta semana, fotos da obra !

O projeto desta residência foi estruturado a partir de uma clara divisão programática em duas alas (serviço – curta permanência e descanso/convívio – longa permanência), opção programática que se reflete também na adoção de sistema estrutural misto (estrutura em concreto para a ala de serviços e metálica para a ala de descanso/convívio).
Os espaços internos se organizam ao longo de um eixo principal de circulação, no sentido norte sul do terreno, com a distribuição linear das diferentes funções do programa. Este eixo divide e organiza as duas alas funcionais já citadas: a de curta permanência abriga cozinha, área de serviço, sanitários e a de permanência prolongada as salas e dormitórios.
Estruturalmente, uma grande parede dupla de concreto aparente acompanha o eixo ordenador norte sul. Nela estão "plugados" os blocos de serviço (em concreto e alvenaria) e do lado oposto, o bloco dos dormitórios e salas, em estrutura metálica e com fechamentos leves (painéis pré-moldados e caixilharia metálica). Em seu interior esta parede dupla abriga as tubulações necessárias às instalações de hidráulica, elétrica, telefonia, etc.